Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

A Dona Ermelinda faz um pão de ló artesanal de chorar por mais

Visão Se7e

  • 333

Filipe Paiva

O pão de ló Dona Ermelinda, de Santa Maria da Feira, é artesanal, cozido dentro de uma forma de barro, em forno de lenha

A marca é recente, ao contrário da receita. Ou melhor, das receitas, porque Dona Ermelinda dá nome a pão de ló e a pão doce. Ambos são produzidos numa aldeia do concelho de Santa Maria da Feira, por uma senhora na casa dos 60 anos, que herdou o saber fazer e o segredo da avó, a tal Dona Ermelinda que hoje volta a andar nas bocas de muita gente.

A "culpa " é de uma antiga professora de inglês, Maria Lina Balona, que toda a vida se deslocou à tal aldeia para comprar os bolos com nome de pão que integram o património da doçaria tradicional portuguesa. Já aposentada, Maria Lina lembrou-se de que poderia ajudar a levá-los a mais gente. Criou, então, uma marca, entregou o design das embalagens a Nuno Zeferino que desenhou uma imagem clássica e caixas em cujo interior, se imita um naperon e encontrou pontos de distribuição em Lisboa, Porto e Espinho.

A confeção artesanal e a qualidade dos ingredientes notam-se à primeira dentada. O pão de ló não tem ovos a escorrer como o de Ovar, mas é bem fofo e, em linguagem prosaica, como diz Maria Lina, "cola-se ao dente". O pão doce é fabricado com os mesmos ingredientes ovos, açúcar, farinha. Só o fermento muda: em vez de ser em pó, é de padeiro nacional. Tem uma massa densa, doce e dura muito mais do que os dez dias atribuídos ao pão de ló. Pode também comer-se torrado e o sabor adocicado parece que fica ainda mais intenso.

A tradição está lá toda. Para ser completa, só faltava que, em vez de celofane, o pão de ló viesse envolto num pano de linho. Mas, então, o preço também estaria longe dos cerca de 9 euros que custa cada unidade...

A última novidade da marca não tem relação direta com a Páscoa. São biscoitos, feitos, igualmente, em forno de lenha, de gengibre, alecrim, flor de alfazema, amanteigados e em duas combinações: uma é de azeite e canela, a outra de noz e mirtilo.

D.ª ERMELINDA DOÇARIA PORTUGUESA

T. 936 274 052

info@donaermelinda.com

www.donaermelinda.com

À venda em várias lojas do Porto, Lisboa e Espinho

Pão-de-ló (500 gr.) €9 (preço aprox)

Pão doce (800 gr.) €8 (preço aprox)