Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

A 'casa' da Tia Teresa

Visão Se7e

  • 333

O De Pantufas abre quando os infantários e as escolas fecham portas

O chão simula um imenso puzzle colorido, o teto está convertido num céu estrelado, das paredes observam-nos animais e muitos piratas. Para onde quer que se olhe há razões para brincar: um pequeno bilhar, um cesto de básquete, uma minicozinha, legos, carrinhos, jogos, tintas, materiais reciclados à espera de ganharem vida nova, puzzles, playstation, origami, alguns livros...

O De Pantufas é um open space não muito grande (pelo menos aos olhos dos adultos), pensado para receber um conceito inovador. Maria Teresa Silva, 47 anos, achou que fazia falta um espaço onde os pais pudessem deixar as crianças depois das sete da tarde: "A sociedade mudou, as famílias também e hoje há muitos pais que não têm a quem deixar os filhos", observa. No espaço que abriu há três meses, na zona do Pinheiro Manso, no Porto, cuida e brinca com as crianças enquanto os pais ficam a trabalhar até mais tarde, vão jantar fora, ao cinema, ao teatro, fazer compras...

Hoje, diz bem-disposta, "as tias solteironas emanciparam-se e andam a viajar na Ryanair". Teresa não é mãe, mas é tia duas vezes, porque também já é tia-avó. Foi durante muitos anos delegada de propaganda médica, mas sente-se mais feliz agora, depois de ter tirado um curso de Técnica de Acção Educativa e conseguir ter como profissão que, para ela, é mais do que isso: estar com os mais novos.

Podendo, põe-os a puxar pela imaginação numa pequena mesa colorida onde, já se fizeram, por exemplo, pais natais com caixas de sumo, pinheiros com cápsulas de café ou velhas revistas.

O tempo passa a voar e já há miúdos a pedir aos pais que saiam para eles irem para ali brincar. O De Pantufas não tem hora limite para fechar, mas não é suposto que os mais novos passem lá a noite. Se o João Pestana chegar antes dos pais o que só aconteceu uma vez há uma pequena divisória com pufes e mantas quentinhas. É aí, também, que estão (disfarçados) o frigorífico e o micro-ondas.

Teresa não confecciona refeições, mas os pais podem levar o jantar e ela aquece e dá. O que há sempre é chá e bolachinhas, não vá ser que tantas brincadeiras abram o apetite.



DE PANTUFAS

Travessa das Campinas, 41 (Pinheiro Manso)

T. 91 777 0196

Seg-Dom a partir das 19 horas

www.depantufas.pt