Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Há dois novos restaurantes com uma estrela Michelin em Portugal

Visão Se7e

É no Algarve que estão os dois novos restaurantes portugueses com uma estrela Michelin. O Gusto by Heinz Beck, em Almancil, e o Vista, em Portimão, juntaram-se, esta quarta-feira, 22, à noite, aos restantes 21 distinguidos em Portugal. Há agora 28 estrelas Michelin em território nacional

O restaurante Gusto by Heinz Beck ganha a primeira estrela Michelin nesta edição

O restaurante Gusto by Heinz Beck ganha a primeira estrela Michelin nesta edição

As notícias mais aguardadas no mundo gastronómico chegaram a Portugal, esta quarta-feira, 22, por volta das 20 horas, vindas do Hotel Ritz Carlton, em Tenerife, Espanha. Falamos, claro, da revelação dos restaurantes com estrelas Michelin em Portugal e Espanha em 2018.

Nesta edição, que por pouco não se realizou em Lisboa, há duas novas entradas de restaurantes portugueses para o guia Michelin: os algarvios Gusto by Heinz Beck, no hotel Conrad, em Almancil, comandado pelo chefe executivo Daniel Pirilo e com consultoria de Heinz Beck, e o Vista, no Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, chefiado por João Oliveira. Para lá destas duas estreias no guia Michelin, confirma-se a consolidação das estrelas atribuídas no ano passado um total de 26 estrelas a 21 chefes de cozinha.

João Oliveira vê o seu trabalho no restaurante Vista, em Portimão, reconhecido com uma estrela Michelin

João Oliveira vê o seu trabalho no restaurante Vista, em Portimão, reconhecido com uma estrela Michelin

Comecemos então a ronda pelos estrelados nacionais, continuando pela região a sul, para relembrar os restantes premiados com uma estrela. São eles, Willie’s, na Quarteira, o São Gabriel e o Henrique Leis, ambos em Almancil, e o Bon Bon, no Carvoeiro, em Lagoa. No Algarve, a região que acumula mais distinguidos, há ainda o Oceans, em Porches, e o Villa Joya, em Albufeira, com duas estrelas Michelin.

Dê-se um salto ao Alentejo, a Montemor-o-Novo, para espreitar o trabalho que Miguel Laffan continua a fazer no L'and Vineyards (uma estrela).

Em Lisboa, ainda não foi este ano que o Belcanto, de José Avillez, recebeu a terceira (merecida) estrela, mas continua a poder orgulhar-se das suas duas estrelas. No Alma, Henrique Sá Pessoa, que se prepara para abrir um ateliê em nome próprio, onde criará novos pratos é dará workshops, manteve a estrela que lhe foi atribuída no ano passado. Assim como o Loco, de Alexandre Silva, o Eleven, de Joachim Koerper, e o Feitoria, de João Rodrigues. O mesmo acontece com os vizinhos Fortaleza do Guincho, de Miguel Rocha Vieira, em Cascais, e Lab by Sergi Arola, no interior do Penha Longa Resort, em Sintra.

No norte, com uma estrela, continuam o Antiqvvm e o Pedro Lemos, no Porto, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, e o Largo do Paço, em Amarante. Em Vila Nova de Gaia, o The Yeatman, de Ricardo Costa, manteve as duas estrelas.

Por último, na Madeira, o Il Gallo d'Oro, do chefe Benoît Sinthon, guardou as duas estrelas, e o Willam continua com uma estrela.

Em Espanha, foram 195, os restaurantes premiados. Entre eles, o Abac, em Barcelona, e o Aponiente, em Cádiz, chegaram às três estrelas Michelin, subindo para 11 os galardoados nesta categoria.

Portugal

2 estrelas

Belcanto José Avillez, Lisboa
Il Gallo d’Oro Benoît Sinthon, Funchal
Ocean Hans Neuner, Porches
The Yeatman Ricardo Costa, Vila Nova de Gaia
Vila Joya Dieter Koschina, Albufeira

1 estrelas
Alma
Henrique Sá Pessoa, Lisboa
Antiqvvm Vítor Matos, Porto
Bon Bon Rui Silvestre, Carvoeiro
Casa de Chá da Boa Nova Rui Paula, Leça da Palmeira
Eleven Joachim Koerper, Lisboa
Feitoria João Rodrigues, Lisboa
Fortaleza do Guincho Miguel Rocha Vieira, Cascais
Gusto by Heinz Beck Heinz Beck, Almancil
Henrique Leis Henrique Leis, Almancil
L'And Vineyards Miguel Laffan, Momtemor-o-Novo
Lab by Sergi Arola Sergi Arola, Sintra
Largo do Paço Tiago Bonito, Amarante
Loco Alexandre Silva, Lisboa
Pedro Lemos Pedro Lemos, Porto
São Gabriel Leonel Pereira, Almancil
Vista João Oliveira, Portimão
William Joachim Koerper e Luís Pestana, Funchal
Willie’s Willie Wurger, Quarteira