Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

1+1=1

Visão Se7e

  • 333

O Filho de Mil Homens’(Coleção 1+1=1) - Terrina em porcelana, comercializada numa edição limitada de mil exemplares, acompanhada de uma reedição exclusiva do livro (¤170). Estará à venda também nas lojas FNAC

Assim se intitula a mais recente coleção da Vista Alegre Atlantis (VAA) que reabriu, na semana passada, a renovada loja na Baixa do Porto, uma das maiores a nível nacional da marca centenária de porcelanas portuguesa.

Situada na Rua Cândido dos Reis, ocupa uma área de 400 metros quadrados e está enquadrada numa estratégia mais alargada do grupo Visabeira (detentor da marca), que pretende dar uma maior contemporaneidade às suas flagship store (lojas-bandeira). É o caso da loja no Chiado, Lisboa, que se encontra também a ser renovada e deverá reabrir no final deste mês.

Ora, mas o que parece ser uma "nova" equação matemática (1+1=1) é, afinal, o nome da nova coleção da VAA que convidará escritores, músicos, designers, a criar uma peça exclusiva. O escritor Valter Hugo Mãe escolheu a sua obra O Filho de Mil Homens para inaugurar a coleção e convidou o artista plástico João Vaz de Carvalho para a ilustrar. A história de Crisóstomo, que chega aos 40 anos sem ter filhos e da sua família inventada, foi desenhada para uma terrina selecionada pelo próprio escritor. "É talvez a peça que mais espelha a comunhão familiar", acredita Nuno Barra, diretor de marketing da marca.

A coleção será aumentada em novembro com um novo autor, desta vez, da lusofonia. Mas a renovada loja da Baixa que contou com o apoio do designer de interiores Paulo Lobo tem muitos outros atrativos. Desde uma área específica destinada às faianças Bordalo Pinheiro (que será enriquecida com réplicas de moldes antigos nas paredes), às coleções exclusivas da marca de porcelanas como a Vimaranes (criada por Pedro Sousa Pereira) evocativa da cidade de Guimarães, e a Versailles de Joana Vasconcelos (o serviço de mesa que integrou o jantar de inauguração da sua exposição no Palácio de Versalhes em Paris).







VISTA ALEGRE ATLANTIS

R. Cândido dos Reis, 6 Porto

T. 22 200 4554

Seg-Sáb 10h-20h