Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Diretor da VISÃO apresenta-lhe a edição especial de aniversário

Especial aniversário

  • 333

VEJA O VÍDEO e fique a conhecer os pormenores da edição especial de aniversário da VISÃO, nas bancas esta quinta-feira

A grande festa dos 20 anos da VISÃO efetua-se nas páginas da edição, que chega às bancas e aos tablets esta quinta-feira, 21 de março. Uma VISÃO marcante e única, que abre uma nova página na nossa história, e que será (quase toda) dedicada à nova diáspora portuguesa, numa grande reportagem de enviados especiais, correspondentes, jornalistas radicados no estrangeiro e o testemunho direto de muitos dos nossos compatriotas, profissionais dos mais diversos quadrantes, que estão hoje espalhados pelos quatro cantos do planeta.

Em Lisboa, já esta terça-feira, 19, uma grande conferência junta individualidades consagradas e representantes de uma nova geração de profissionais que terão um papel liderante neste país que se reinventa. Acompanhe as comemorações dos nossos 20 anos nas páginas da nossa revista e aqui no nosso site. E as comemorações não ficam por aqui e incluem a antestreia do filme Comboio Noturno para Lisboa, com a presença de Jeremy Irons.

O mundo é o nosso limite

Na hora em que os portugueses tentam reencontrar o seu futuro, a VISÃO abre-lhe as portas do mundo com uma grande reportagem muito especial. Na próxima edição, em que se comemoram os 20 anos sobre a saída do primeiro número da revista, mais de uma dúzia de enviados especiais, repórteres e correspondentes dão a volta ao globo, tentando seguir os caminhos dos portugueses que deixaram o País. Portugal não é hoje apenas este pequeno retângulo, mas uma infinidade - cada vez maior - de pequenas comunidades que se espalham pelo globo.

Do Irão (onde a seleção nacional de futebol feminino é treinada por uma portuguesa) à Venezuela (de onde o enviado especial da VISÃO, Miguel Carvalho), de uma pequena ilha perdida nas Caraíbas francesas (com 20% de população portuguesa) à China (uma das mais importantes feiras de moda é organizada por um português), da "nova" Colômbia à "clássica" Alemanha, da Suíça ao Chile (onde a jornalista Sara Sá assistiu à inauguração do maior telescópio do mundo), equipas de reportagem da VISÃO percorreram milhares de quilómetros tentando descobrir a nova realidade da emigração portuguesa, para traçar perfis de empreendedores que se aventuram fora de portas e contar histórias de anónimos que se reinventam nos mais longínquos locais. Uma volta ao mundo que só conseguimos realizar graças ao apoio da TAP Portugal, que nos permitiu produzir uma edição com características únicas.

Um país em mudança profunda

Reinventar Portugal é o tema da grande conferência que marca o 20.º aniversário da VISÃO, e que a revista promove, no dia 19, no Grande Auditório da Fundação Champalimaud. Os desafios que Portugal enfrenta nos campo económico e social, as grandes reformas estruturais que estão à nossa frente, a necessidade de ganharmos competitividade internacional, a nova vaga de emigração protagonizada por uma geração mais qualificada que nunca, são alguns dos pontos em debate.

Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, enviado especial das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, ex-secretário-geral do PS e ex-presidente de Câmara de Lisboa, Souto de Moura, vencedor do prémio Pritzker, a maior distinção internacional da arquitetura, Armando Zagalo de Lima, presidente da Xerox Technology, e Ricardo Monteiro, vice-presidente da Havas e CEO do grupo na Península Ibérica e América Latina, dois gestores portugueses de topo de duas grandes multinacionais, são os participantes do painel Líderes Portugueses no Mundo, e que será moderado por Francisco Pinto Balsemão, presidente do Grupo Impresa, ex-primeiro-ministro e fundador e ex-líder do PSD.

Antes, Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde e presidente da Fundação Champalimaud, Filipe de Botton, CEO da Logoplast, Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, e Nuno Figueiredo, cirurgião e investigador na Fundação Champalimaud, num debate moderado por Pedro Camacho, diretor da VISÃO, dão o pontapé de saída à iniciativa Caras do Futuro.

'Caras do Futuro', os líderes de amanhã

Desafiámos, no âmbito das comemorações do nosso 20.º aniversário, 20 personalidades de reconhecido mérito a indicarem outros tantos portugueses que marcarão o futuro do País nas respetivas áreas profissionais. Esta iniciativa, que batizámos Caras do Futuro, arranca na próxima edição e com o primeiro painel da conferência Reinventar Portugal, no qual Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e Filipe de Botton, CEO da Logoplast, debatem os problemas da economia portuguesa e as soluções que se impõem, com dois profissionais que, segundo a sua avaliação, somam a um percurso profissional já realizado, e já excecional, as competências pessoais e técnicas que os podem transformar, no futuro próximo, em referências nacionais nas respetivas áreas, a investigação e o empreendedorismo. A Leonor Beleza e a Filipe de Botton juntar-se-ão outras 18 personalidades portuguesas, provenientes das mais variadas áreas profissionais. E a Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, e Nuno Figueiredo, investigador na Fundação Champalimaud, juntar-se-ão outras 18 Caras do Futuro. Ao ritmo de dois líderes de amanhã e respetivos "mentores", por semana, durante as próximas dez edições.

Uma iniciativa a seguir a par e passo, que contará ainda com três Encontros Caras do Futuro, abertos ao público, realizados de três em três semanas, e que serão atempadamente anunciados.

Jeremy Irons na festa da VISÃO

Uma antestreia especial do filme Comboio Noturno para Lisboa, um filme de Bille August rodado em Lisboa e com estreia nacional prevista para 21 deste mês, está também no plano de festejos dos 20 anos da VISÃO. Será no cinema S. Jorge, em Lisboa, às 21 horas de dia 20, e conta com a presença, além de Bille August e de Pascal Mercie (autor), dos atores Jeremy Irons, Christofer Lee, Martina Gedeck, Nicolau Breyner, Beatriz Batarda, Marco Almeida, Maria Daires, Adriano Luz, Filipe Vargas, João Lagarto e José Wallenstien.

Uma operação conjunta da VISÃO, da Zon Audiovisuais, da Câmara Municipal de Lisboa e da Cinemate.