Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Vídeo mostra efeitos do consumo de 400 cigarros

Sociedade

  • 333

Porque hoje é o primeiro dia europeu do ex-fumador, mostramos-lhe experiência com uma máquina que permite queimar 20 maços de cigarros de uma vez. O resultado visível no VÍDEO é surpreendente

Samimys é um utilizador do You Tube que publicou 30 vídeos com várias invenções caseiras. Ele criou uma máquina que funciona em vácuo e permite queimar 20 maços de 20 cigarros cada, durante mais de 3 horas.

O sistema utilizado é relativamente simples. A água é usada para aquecer os 400 cigarros, absorve alcatrão e fica preta. A máquina dá a entender que o líquido resultante da queima não fica "colado" na parede dos pulmões mas que pode provocar problemas de saúde a longo prazo.

As imagens de Samimys deixam entender que o fumo que chega aos pulmões pela inalação, em partículas muito pequenas, vai causando aos poucos problemas respiratórios, doenças como cancro, alterações nos dentes, na língua e na gengiva.

A temperatura inicial é de 50° C, a água aquece o cigarro e, aos poucos, vai absorvendo os resíduos do tabaco, nomeadamente o alcatrão, alterando a cor. A água fica viscosa, começa por ficar amarela e preta no fim do processo.

Samimys ferve a água para observar o que resta das partículas sólidas. Após 40 minutos, a água evapora-se e deixa 7.200 mg de alcatrão que é manipulado com um garfo e uma faca.

A cardiologista Jaqueline Issa, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo, referiu a propósito desta experiência caseira que o cigarro pode contribuir para diversas doenças como uretra, enfarte do miocárdio, aneurisma cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica e vários tipos de cancro.

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de Outubro.

O vídeo é um sucesso na Internet e já superou 1 milhão e 700 mil visualizações.