Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Uma portuguesa no topo do mundo

Sociedade

  • 333

Maria do Céu Conceição escalou o Evereste para ajudar as crianças do Bangladesh - é a primeira mulher do nosso país a consegui-lo. O feito coincide com o 60.º aniversário da conquista do mítico cume dos Himalaias

É uma verdadeira cidadã do mundo. Maria do Céu Conceição, que nasceu em Portugal e vive no Dubai, tornou-se, a 21 de maio, na primeira portuguesa a alcançar o cume do Evereste, algures entre o Tibete e o Nepal, para ajudar as crianças que vivem nas ruas do Bangladesh. "Os apoios estatais, aqui, são cada vez mais escassos e precisava de pensar 'fora da caixa' para angariar dinheiro a nível mundial, algo que desse visibilidade e pernas para andar a esta causa. O que poderia ser mais global do que uma mulher no topo do Evereste?", pergunta a hospedeira portuguesa, 35 anos, por e-mail, poucos dias depois do feito que a colocou na História. "Foi o desafio mais difícil e exigente da minha vida", admite.

O melhor? "Nunca imaginei que a vista fosse tão bonita." Além, claro, de ter conseguido angariar cerca de um milhão de dólares para a sua causa, uma vez que o seu grande sonho não é estar ali: é quebrar o ciclo de pobreza dos meninos que conheceu nas ruas de Daca. foi pensando neles que, no último ano, treinou muito para não ficar pelo caminho. Fez cursos intensivos de montanhismo e testou-se em outros ambientes - no Kilimanjaro, em África, por exemplo. Hoje diz-se uma mulher de sorte, por ter conseguido escalar a montanha mais alta do planeta, logo à primeira tentativa. Mas já está a pensar no próximo desafio: sete maratonas, em sete continentes, em sete dias. "Algo também nunca feito por mulheres", sublinha. 

Leia o artigo completo na revista VISÃO desta semana