Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Um casal, os filhos, a autocaravana e a Europa

Sociedade

  • 333

Aventura é saber o dia em que se parte, mas não ter data de regresso; saber por onde se quer passar, mas sem paragens obrigatórias. É deixar o País, com a certeza de que os dias serão mais fluidos. O embarque do chef Ljubomir Stanisic, da cronista Mónica Franco e do filho Luca faz-se deste modo. Os preparativos estenderam-se até à hora da partida

Quando ficámos 'grávidos', começámos a pensar em alternativas ao campismo selvagem", lembram Ljubomir Stanisic e Mónica Franco. Daí à ideia de umas férias de autocaravana foi um instante.

Durante um ano e meio, o sonho cresceu à medida que o desejo de mudar de ares os consumia e... zás. Ei-los agora a viver numa casa em desarrumação constante. Afinal, vão mudar-se de um apartamento de 100 m2, em Lisboa (que ficará à guarda de um amigo, durante a ausência dos inquilinos), para uma área menor do que a cozinha que deixam para trás. Há que meter o indispensável em dez caixas de plástico: roupa para três pessoas, material de casa de banho, remédios, acessórios de cozinha, alimentos secos, um bar (a primeira caixa a estar pronta, recheada de garrafas de gin).

Ljubo, 34 anos, nasceu em Sarajevo, mas refugiou-se em Portugal, deixando a guerra e o seu país para trás, em 1997. Intitula--se um jugoslavo-quase-português. Atualmente, está à frente de três restaurantes, com a marca 100 Maneiras, que vai deixar entregue aos sócios e ao "senhor Simões", seu braço direito e chef executivo das cozinhas. É casado com a cronista Mónica Franco, 39 anos, de quem tem um filho de nove meses. É também pai de Mateus, 7 anos, de um anterior casamento. Mónica anda há meses a estudar a viagem propriamente dita - foi o pelouro que lhe coube em missão. Decidiram que, à saída de Lisboa, rumariam ao Norte e, aos poucos, chegariam à Finlândia, para, na volta, daqui a uns valentes meses, descerem pelo Sul, com passagem inevitável pela "terra" do chef jugoslavo.

Não perca o artigo completo na Revista VISÃO desta semana