Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Três astronautas regressaram a Terra

Sociedade

  • 333

Três astronautas, um japonês, um norte-americano e um russo, regressaram esta segunda-feira a Terra a bordo da nave espacial Soyuz TMA-05M, informou o Centro de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. VEJA O VÍDEO

A cápsula aterrou à hora e perto do lugar previsto, nas estepes do Cazaquistão, acompanhada por três aviões e 12 helicópteros. Pouco depois, as equipas de resgate abriram a escotilha e ajudaram os cosmonautas a abandonar a cápsula.

A bordo da Soyuz TMA-05M regressaram a norte-americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o comandante da missão, o russo Yuri Malénchenko.

Na Estação Espacial Internacional foram substituídos pelos russos Oleg Novitski e Evgeni Tarelkin e pelo astronauta Kewin Ford, os quais deixaram a Terra a 23 de outubro.

Malénchenko, Williams e Hoshide trabalhavam a bordo da Estação Espacial Internacional desde julho.

Durante a sua missão foi efetuado um passeio espacial de acordo com o programa russo e outros dois segundo o americano, tendo sido levadas a cabo mais de 40 experiências científicas. 

No próximo dia 19 de dezembro parte rumo à Estação Espacial Internacional uma nova expedição, também a partir de Baikonur, no Cazaquistão.

A tripulação será composta pelo norte-americano Thomas Marshburn, pelo canadiano Chris Hadfield e pelo russo Román Romanenko.

As naves russas Soyuz são o único meio de transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional desde que as naves norte-americanas deixaram de ser usadas e continuarão a sê-lo até pelo menos 2016.

A EEI é um projeto integrado por 16 países e envolveu nos últimos 12 anos um investimento de mais de cem mil milhões de dólares (76,76 mil milhões de euros).