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Treino científico promete boa forma em apenas 7 minutos

Sociedade

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Só precisa de uma cadeira e uma parede. E mentalizar-se para passar cerca de sete minutos em absoluto desconforto. Confira aqui os 12 exerícios propostos por especialistas em motricidade com base em estudos científicos

Saltar, afastando e juntando pernas e braços
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Saltar, afastando e juntando pernas e braços

Sentar encostado a uma parede
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Sentar encostado a uma parede

Flexões
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Flexões

Abdominais
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Abdominais

Subir e descer de uma cadeira
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Subir e descer de uma cadeira

Agachamentos
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Agachamentos

Flexões de tríceps numa cadeira
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Flexões de tríceps numa cadeira

Prancha/caption> Fotos | Reprodução American College of Sports Medicine
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Prancha/caption> Fotos | Reprodução American College of Sports Medicine

Correr no mesmo sítio elevando os joelhos
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Correr no mesmo sítio elevando os joelhos

Lunge
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Lunge

Flexões mais rotação bilateral
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Flexões mais rotação bilateral

Prancha lateral
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Prancha lateral

A edição de maio/junho do jornal da American College of Sports Medicine apresenta 12 exercícios que prometem ser suficientes para o deixar em forma em apenas sete minutos, embora possam ser repetidos em novas séries.

"Há provas bastante boas" que o treino intervalado de alta intensidade providencia "muitos dos benefícios de treinos mais prolongados mas em muito menos tempo", assegura Chris Jordan, diretor de fisiologia do exercício no Instituto de Performance Humana, em Orlando, Florida, um dos autores do artigo publicado este mês no jornal da American College of Sports Medicine.

O trabalho, que resulta da junção de esforços de vários cientistas, mostra que poucos minutos de treino num esforço quase máximo produz alterações celulares dentro dos músculos comparáveis às obtidas com várias horas de corrida ou bicicleta. Os especialistas chamam a atenção, no entanto, para a necessidade de alternar esses períodos de atividade extremamente intensa com breves períodos de recuperação. 

Neste esquema, os exercícios deverão ser realizados em 30 segundos cada, com uma intensidade que deixe o corpo num 8 numa escala de desconforto 1 a 10, com intervalos de 10 segundos. Numa palavra, ao The New York Times,  Chris Jordan resume: Esses sete minutos devem ser "desconfortáveis". O que vale é que são mesmo só sete minutos...