Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Transportes públicos de Lisboa vão poder ser pagos com cartão bancário

Sociedade

Pagar as viagens nos transportes públicos de Lisboa com cartão bancário, sem quaisquer encargos adicionais, vai ser uma opção a partir deste Verão, para clientes da Caixa Geral de Depósitos

Em Lisboa, os cartões bancários irão servir como título de transporte. A Caixa Geral de Depósitos aceitou integrar o projeto proposto pela Otlis - Operadores de Transporte de Lisboa - e vai passar a debitar o custo da viagem ao cliente diretamente do cartão.

Numa primeira fase, e durante aproximadamente um ano, o serviço estará limitado aos clientes da Caixa Geral de Depósitos que poderão utilizar este novo serviço em operadores como o Metro, Carris e Fertagus.

A validação destes cartões bancários será recolhida diariamente pelos sistemas informáticos dos operadores e será enviada para a Otlis e para a Caixa Geral de Depósitos. Segundo a Otlis, a CGD assegura o pagamento correspondente à viagem efectuada por débito ao cliente, sem qualquer encargo adicional para este.

Os testes começam ainda este mês, para os cartões de crédito Classic e de débito Maestro. Para viajar de metro, autocarro, elétrico, barco e comboio bastará aproximar o cartão de um validador, em qualquer dos operadores que usem o sistema Lisboa Viva, como se faz com o título de transporte.



A empresa TIP, Transportes Intermodais do Porto, chegou a ponderar avançar com um sistema semelhante, igualmente desenvolvido entre a Otlis e a CGD, mas a ideia não chegou a ir para a frente.