Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Transportes públicos de Lisboa vão poder ser pagos com cartão bancário

Sociedade

  • 333

Pagar as viagens nos transportes públicos de Lisboa com cartão bancário, sem quaisquer encargos adicionais, vai ser uma opção a partir deste Verão, para clientes da Caixa Geral de Depósitos

Em Lisboa, os cartões bancários irão servir como título de transporte. A Caixa Geral de Depósitos aceitou integrar o projeto proposto pela Otlis - Operadores de Transporte de Lisboa - e vai passar a debitar o custo da viagem ao cliente diretamente do cartão.

Numa primeira fase, e durante aproximadamente um ano, o serviço estará limitado aos clientes da Caixa Geral de Depósitos que poderão utilizar este novo serviço em operadores como o Metro, Carris e Fertagus.

A validação destes cartões bancários será recolhida diariamente pelos sistemas informáticos dos operadores e será enviada para a Otlis e para a Caixa Geral de Depósitos. Segundo a Otlis, a CGD assegura o pagamento correspondente à viagem efectuada por débito ao cliente, sem qualquer encargo adicional para este.

Os testes começam ainda este mês, para os cartões de crédito Classic e de débito Maestro. Para viajar de metro, autocarro, elétrico, barco e comboio bastará aproximar o cartão de um validador, em qualquer dos operadores que usem o sistema Lisboa Viva, como se faz com o título de transporte.



A empresa TIP, Transportes Intermodais do Porto, chegou a ponderar avançar com um sistema semelhante, igualmente desenvolvido entre a Otlis e a CGD, mas a ideia não chegou a ir para a frente.