Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Tocha olímpica chega à Rússia para o maior trajeto de sempre, com passagem pelo espaço

Sociedade

  • 333

Reuters

A tocha olímpica chegou este domingo a Moscovo, sendo simbolicamente reacendida pelo presidente Vladimir Putin e preparada para o mais longo percurso da história, que incluiu uma ida ao espaço, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014

"Hoje é um dia de festa. O símbolo das principais competições desportivas do planeta, da paz e da amizade, chegou à Rússia. Vai percorrer 65.000 quilómetros. Boa viagem rumo aos XXII Jogos Olímpicos de Inverno", disse Putin junto ao Kremlin, antes de atravessar a Praça Vermelha e acender a tocha perante uma série de personalidades, incluindo o príncipe Alberto, de visita à Rússia.

A chama olímpica, acendida a 29 de setembro em Olímpia, na Grécia, vai percorrer cerca de 65.000 quilómetros através de 83 regiões e 130 cidades da Rússia, transportada por mais de 14.000 pessoas no trajeto mais longo da história olímpica.

A 9 de novembro sairá para o espaço pelas mãos dos cosmonautas russos que vão levá-la até à Estação Espacial Internacional.

O objeto, que subirá ainda à montanha mais alta do país (Elbrus, 5.642 metros) e descerá ao lago mais profundo (Baikal, 1.700 metros), viajará 123 dias, principalmente a pé, mas também de carro, comboio, avião e até em trenó puxado por renas, antes da cerimónia de abertura a 7 de fevereiro, em Sochi.