Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Temperaturas perto dos 40º deixam 10 distritos em alerta laranja

Sociedade

  • 333

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido ao calor, informou o Instituto de Meteorologia (IM)

Devido à persistência de temperaturas máximas elevadas, o IM colocou em aviso laranja, até às 18:00 de quarta-feira, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

Pela mesma razão estarão sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Leiria, Coimbra e Viseu, bem como o arquipélago da Madeira.

Para o continente, a previsão é tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado por nuvens altas na região Sul, e pequena subida de temperatura. O IM espera para hoje temperaturas máximas em muitos pontos de Portugal continental a rondar os 40ºC. No entanto, está prevista para quinta-feira uma descida abrupta de temperatura, que poderá chegar aos 10ºC em alguns locais.  

Radiação ultravioleta extrema

 As regiões do Bragança, Funchal e Porto Santo vão registar também um valor "extremo" de radiação ultravioleta, pelo que a população deve evitar a exposição ao sol.

De acordo como IM, 21 outras regiões, das 27 analisadas, vão apresentar um valor "muito alto" de radiação ultravioleta (UV), variando entre os índices oito e dez.

Com o nível "muito alto", o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.