Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Rio de Janeiro registou 16 violações por dia em 2012

Sociedade

  • 333

O número de violações denunciadas cresceu abruptamente em 2012 face aos anos anteriores.

Seis mil violações foram registadas no Rio de Janeiro só no ano passado. Um valor bastante superior ao dos anos anteriores e que representa 16 violações por dia, na cidade mais famosa do Brasil.

Os números foram avançados pela BBC de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) o órgão responsável por pesquisas em segurança e análise criminal no Rio de Janeiro.

O aumento de notificações de violência sexual em 2012 representa mais 23% em relação ao ano anterior.

Para Andréia Soares, analista criminal no ISP, este crescimento não esta relacionado diretamente com o aumento de criminalidade já que estes números podem representar apenas um maior número de pessoas que denunciam os casos.

A socióloga Jacqueline Pitanguy concorda com a teoria da analista e afirma que "para uma mulher que vivia em comunidade dominada pelo tráfico de droga, era muito difícil, se não impossível, procurar a polícia, seja por uma questão de violência doméstica, seja por violência sexual. Ir à polícia colocava sua vida e a de sua família em risco. Em alguns casos os estudos demonstram que com a ocupação de algumas comunidades pelas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora nas favelas do Rio), tem aumentado o número de mulheres que procuram as autoridades para denunciar"