Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Publicidade da Ford gera polémica com mulheres no porta-bagagens

Sociedade

  • 333

Uma campanha do carro Ford Figo, na Índia, está a ser alvo de uma onda de críticas, tendo a marca já pedido desculpas pelos anúncios que mostram mulheres amarradas e amordaçadas dentro do porta-bagagens. VEJA AS IMAGENS

Chegue atrasado Por duas razões: Em primeiro lugar para evitar ter de fazer sala com aquela colega aborrecida com quem nunca trocou uma palavra e que é sempre a primeira a chegar; E em segundo, porque, assim, quando chegar, todos terão uma desculpa para interromper as conversas de circunstância: "Olha quem chegou!"
1 / 3

Chegue atrasado Por duas razões: Em primeiro lugar para evitar ter de fazer sala com aquela colega aborrecida com quem nunca trocou uma palavra e que é sempre a primeira a chegar; E em segundo, porque, assim, quando chegar, todos terão uma desculpa para interromper as conversas de circunstância: "Olha quem chegou!"

Nunca se ofereça para planear... e muito menos para limpar Os "homens a sério", garante a GQ, deixam os detalhes sujos para os outros, porque estão ocupados a ter ideias fantásticas
2 / 3

Nunca se ofereça para planear... e muito menos para limpar Os "homens a sério", garante a GQ, deixam os detalhes sujos para os outros, porque estão ocupados a ter ideias fantásticas

Leve sempre um acompanhante É a melhor desculpa para ser anti-social
3 / 3

Leve sempre um acompanhante É a melhor desculpa para ser anti-social

Depois dos vários episódios de violência contra mulheres que abalaram a Índia, a publicidade considerada sexista ao carro não caiu bem a ninguém: Nas imagens estavam representadas três personalidades bem conhecidas: Silvio Berlusconi, Michael Schumacher e Paris Hilton (ao volante do carro) e os seus respectivos "rivais", na bagagem.

Os cartazes politicamente incorrectos foram considerados machistas e conotados com alto teor sadomasoquista - o que recebeu mais atenção negativa foi o cartaz que apresentava Silvio Berlusconi (o ex-primeiro ministro italiano que ficou conhecido depois dos vários escândalos sexuais onde esteve envolvido: desde as festas "bunga bunga" até ás acusações por ter pago a uma menor por sexo).

Com o mote "Deixe as suas preocupações para trás", a campanha tinha como principal objectivo o de mostrar a capacidade de carga do carro Ford Figo.

Os três cartazes que geraram controvérsia, obra filial indiana da multinacional de marketing e publicidade JWT, foram publicados online, sem a aprovação da Ford, no site Ads of the World, de acordo com o Business Insider.

A Ford já lamentou o caso e, em comunicado, afirmou que uma publicidade deste teor "evidentemente" contradiz a atitude da empresa e dos seus parceiros - como a filial indiana da JWT, que desde há quatro anos trabalha para a Ford.