Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Polémica no Reino Unido com carrinhas a pedir a imigrantes ilegais que voltem para casa

Sociedade

  • 333

Reprodução BBC

Como parte de uma campanha contra a imigração ilegal, é possível ver a circular nas estradas de Londres carrinhas com mensagens dirigidas aos imigrantes ilegais como: "vão para casa ou enfrentem a prisão"

Um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron confirma que o governo britânico lançou uma campanha contra a imigração ilegal no país. Em Londres circulam agora carrinhas com anúncios que dizem aos imigrantes para irem para casa ou enfrentarem a prisão, caso não estejam legalizados.

O objectivo é diminuir as preocupações dos britânicos com os estrangeiros - especialmente devido à falta de emprego causada pela crise financeira - de forma mais barata, uma vez que deportar uma pessoa implica gastos maiores.

A campanha tem sido alvo de críticas acesas da oposição, sobretudo pela mensagem "Go Home" (em português "vão para casa"), uma expressão que foi utilizada na década de 1990 por grupos neonazistas como forma de discriminação aos imigrantes.

Nos anúncios vê-se ainda o número de telefone de uma linha de apoio aos imigrantes, que visa ajudá-los a obter os documentos necessários para abandonar o país de forma voluntária.