Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Planeta 'engolido' por estrela ilustra o que pode acontecer à Terra

Sociedade

  • 333

Direitos reservados

Astrónomos encontraram provas de um planeta que teria sido 'devorado' por uma estrela, alimentando as teorias que a desintegração do planeta da Terra pode mesmo acontecer... dentro de 5 mil milhões de anos

Uma equipa de investigadores e astrónomos encontrou provas de que um planeta terá sido "devorado" por uma estrela. O facto comprovado reacende a teoria, e o debate, de que um destino semelhante poderá acontecer à Terra. Os detalhes do estudo estão na publicação científica 'Astrophysical Journal Letters'.

A BD 48 740 é uma estrela gigante suspeita de ter engolido recentemente um de seus planetas. A estrela tem abundância de lítio na atmosfera, um metal que é destruído por reações nucleares.  

A equipa descobriu indícios de um planeta que teria sido "engolido" ao fazer uma análise sobre a composição química da estrela hospedeira.  

A estrela BD 48 740 pertence a uma classe estrelar conhecida como gigantes vermelhas. A equipa, formada por americanos, polacos e espanhóis fez a descoberta através do telescópio Hobby Eberly, no Observatório McDonald, no Texas.



"Um destino semelhante pode aguardar os planetas do nosso sistema solar, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e se expandir em direção à órbita da Terra, dentro de cerca de 5 mil milhões de anos", disse o professor Alexander Wolszczan, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, coautor do estudo.