Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Papa admite antecipação do conclave

Sociedade

  • 333

Bento XVI aprovou hoje um "motu proprio" para dar "a possibilidade de antecipar" o conclave de cardeais que vão eleger o sucessor. No mesmo dia que se sabe que o cardeal escocês resignou por "comportamentos inapropriados"

O papa Bento XVI, que vai resignar na quinta-feira, aprovou hoje um "motu proprio" (decreto) para dar "a possibilidade de antecipar" o conclave de cardeais que vão eleger o sucessor, informou o Vaticano.

"Deixo aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave, uma vez que todos estejam presentes, ou o adiamento, em caso de motivos graves, da eleição por alguns dias", indicou o papa.

Neste decreto, Bento XVI lembra que o prazo normal para a realização de um conclave é no mínimo de 15 dias e no máximo de 20, após o início do período de Sé vacante.

Cardeal escocês demite-se e falha Conclave

O cardeal Keith O'Brien, chefe da Igreja católica na Escócia, demitiu-se, na sequência de acusações de comportamento inapropriado, anunciou hoje a Igreja católica escocesa.

"O papa Bento XVI aceitou a 18 de fevereiro a demissão do cardeal 0'Brien do governo da arquidiocese de Saint Andrews e Edimburgo (Escócia)", de acordo com um comunicado.

Keith O'Brien devia participar no conclave que vai eleger o novo papa, após a renúncia de Bento XVI, na quinta-feira.