Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Os seus códigos são mesmo seguros?

Sociedade

  • 333

Decorar vários códigos, já se sabe, não é tarefa fácil. Mas apesar de todos os alertas no sentido de evitar combinações óbvias, os números mais usados são, afinal, bastante previsíveis. Será o seu caso?

Um estudo levado a cabo por um grupo de especialistas que se dedicam à análise de dados - e publicado no DataGenetics blog - concluiu que o código mais popular é.... 1234. A investigação foi feita com dados recolhidos a partir de falhas de segurança que já tinham sido divulgados para concluir que 11% dos 3,4 milhões códigos analisados eram 1234. 

Apesar de todas as recomendações de várias instituições para que os códigos escolhidos sejam difíceis de "advinhar" e não sejam, por exemplo, a data de nascimento, facilmente encontrada num Bilhete de Identidade, esta investigação mostra que muitos optam por simplificar. E assim, além do 1234, seguem-se na lista dos mais usados: 1111, 0000, 1212 e 7777.

Muitos códigos são também o ano de nascimento, concluiram: dentro do top 5 dos mais populares estão combinações com os dígitos correspondentes aos anos entre 1901 a 1999.

E o mais invulgar? Em 3,4 milhões, apenas 25 códigos eram 8068... 

Os dígitos de um a nove podem ser combinados de 10 mil formas diferentes para criar um PIN de quatro dígitos. Os responsáveis pelo estudo, divulgado esta quinta-feira pelo The Daily Telegrapgh, pedem aos que tenham algum dos códigos mais populares para "usar o senso comum e mudá-lo imediatamento para algo um pouco menos previsível".