Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O jovem que ganha milhares a partilhar vídeos na Internet

Sociedade

Há um ano, Ben Phillips trabalhava na loja de calçado da mãe em Bridgend, no Reino Unido. Hoje, aos 22 anos, é uma estrela do Vine, onde lucra milhares de euros

Começou por gravar vídeos protagonizados por si próprio e pela namorada da altura e a publicá-los na popular plataforma de partilha de vídeos Vine. Desde então já conseguiu mais de um milhão de seguidores e chega a ganhar o equivalente em libras a milhares de euros... por cada vídeo de seis segundos.

"Mudou por completo a minha vida," conta Ben Phillips à Newsbeat. "Lembro-me de conseguir 10 mil seguidores e de pensar como era fantástico. Daí, iniciei uma viagem e cheguei aos 100 mil. Foi aí que pensei 'devemos estar a fazer algo de bom nas vidas diárias das pessoas, para que nos queiram ver.'"

A Ford foi a primeira empresa a pagar a Ben para apresentar um produto. Foram-lhe pagos quase 17 mil euros por aquele Vine, o equivalente a 2780 euros por segundo. O jovem britânico diz que não gosta muito de falar sobre dinheiro, mas confessa que já lhe pagaram mais do que isso, posteriormente, por um dos seus clipes. Mesmo assim, garante que não se trata de anúncios: "Nunca me pedem para apresentar o preço do produto. Apenas me perguntam se me posso divertir um pouco com o produto deles. Não os contacto, eles é que me contactam."

"Não ganhei um cêntimo do que quer que fosse, antes de ter atingido um milhão de seguidores. A gasolina, a comida e a vida não são de graça, portanto temos de incluir alguns anúncios mas fazemos Vines com a maior diversão possível. A última coisa que quero é bombear vendas pela goela das pessoas abaixo."

Ben ri ao ser descrito como uma "estrela Vine" e insiste que os subscritores dos seus vídeos não são fãs nem seguidores: "São amigos".  

O que reserva o futuro a Ben? Ele diz que não sabe, mas avança um desejo: "Só quero provocar sorrisos em todo o mundo."