Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Novo equipamento torna surfistas invisíveis aos tubarões

Sociedade

  • 333

Cientistas australianos criaram novos fatos de borracha que camuflam os surfistas, tornando-os invisíveis aos olhos dos tubarões

Estes novos fatos de borracha, fabricados com padrões de riscas brancas e azuis, criam uma ilusão devido ao facto de se assemelharem aos sinais naturais dos tubarões. Deste modo, os surfistas que os usarem tornam-se invisíveis para estes animais. Os atletas ficam camuflados e não são observados como alimento.

A invenção surgiu dos cientistas da Universidade da Austrália Ocidental e do Sistema de Prevenção de Ataques de Tubarões, com o principal objectivo de reduzir os riscos de ataque.

Shaun Collin, um dos cientistas que participou no desenvolvimento destes novos equipamentos, explicou à imprensa internacional que os progressos obtidos se devem ao tempo de observação dos tubarões - que lhes permitiu descobrir como os enganar.

Estes equipamentos ainda serão alvo de mais testes, visto só terem sido experimentados em água onde apenas nadam tubarões tigre. Prevê-se que entrem no mercado com um custo de aproximadamente 380 euros.

Paralelamente, estão a ser desenvolvidos fatos de mergulho, cujo efeito pretendido é o de fazer com que o mergulhador surja aos olhos do tubarão como algo venenoso.