Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Nazaré - As maiores ondas da Europa

Sociedade

  • 333

A lenda do Surf, Garrett McNamara, esteve em Portugal onde apanhou ondas gigantes de sete metros na Praia do Norte. Veja o vídeo

"Pesado, muito pesado! Estou profundamente convicto que estas foram algumas das ondas mais pesadas que alguma vez apanhei," afirmou McNamara.

"Achei-as grandes, poderosas e perigosas. Agora percebo o que o Kelly (Slater) me queria dizer quando afirmou que um erro aqui podia ser o nosso último!...  

As ondas grandes podem ser surfadas pelo homem até um determinado tamanho. O limite desse tamanho é medido pela capacidade de cada um em atingir a velocidade de remada que lhe permita entrar nas ondas em questão, tecnicamente falando, para além da vontade e da coragem propriamente ditas. A partir do momento em que a velocidade de subida da água pela parede de uma onda é superior à da remada dos atletas, entramos no campo do surf rebocado, ou "Tow In". Aí, os surfistas são rebocados por Jet-Skis, que os colocam diretamente na parede de ondas muito grandes, permitindo-lhes surfar e aproveitar ondas que de outra forma passariam intocadas, apesar de perfeitas. 

Garrett McNamara, 43 anos, é um dos surfistas de ondas grandes mais conceituados do mundo, vencedor de múltiplos prémios da especialidade, para além de um "Extreme Waterman" reconhecido (designação dada a pessoas com um forte apetite por atividades físicas de exploração do mar, como surf, mergulho, kitesurf, stand up paddle surf).

Em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas grandes mais conceituados), McNamara surfou ondas gigantes (7 a 9 metros) na Nazaré.

Nesta ação participaram ainda Ruben Gonzalez (ex-tetra-campeão nacional de surf) e a experiente dupla irlandesa composta por Alistair Mennie e Andrew Cotton. McNamara explorou o fenómeno do "Canhão da Nazaré", que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um eventual campeonato a realizar em 2012.

O "Canhão da Nazaré" é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.