Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mulheres são as mais rabugentas de manhã, mas existe uma boa razão

Sociedade

  • 333

As mulheres ficam mais irritadiças e hostis quando as horas de sono são insuficientes, dizem os cientistas da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Uma questão que afecta menos o sexo masculino. A capacidade multitarefa das mulheres, exige mais horas de sono.

Quando a mulher acorda rabugenta de manhã, tenha em conta que é uma questão natural.

Cientistas dos Estados Unidos, descobriram que as mulheres sofrem mais com falta de sono do que os homens. Uma questão que afecta não só a sua saúde mental mas também física.

A privação do sono no sexo feminino pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de depressão.

Foi descoberto que os níveis de inflamação eram mais altos do que os dos homens, quando as mulheres estavam privadas das horas habituais de sono. Estando os marcadores inflamatórios ligados à dor, o médico Michael Breus explicou à CBS, que as mulheres podem acordar literalmente com dores quando dormem pouco, o que explica ficarem rabugentas de manhã.

Se não consegue completar as horas de sono necessárias para o seu bem-estar, Michael Breus aconselha a que tire sestas estratégicas. Estas sestas devem ter pelo menos entre 25 a 90 minutos, uma sesta demasiado longa poderá ter efeitos negativos.

Esta não é a primeira vez que o especialista em sono, Michael Breus, incentiva a prática da sesta. Segundo o médico, as mulheres precisam de mais tempo para dormir, devido à sua capacidade cerebral de multitarefa.

"Uma das tarefas essenciais de dormir é exatamente a de reparar o cérebro" explica Jim Horne, director do centro de investigação do sono na Universidade de Loughborough, "Durante o sono, o córtex - parte do cérebro responsável pelo pensamento, memória e linguagem - entra em modo de recuperação. Quanto mais usa o seu cérebro durante o dia, mais ele precisa de descansar. As mulheres tendem a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo, e por isso, usam mais partes do cérebro do que os homens". Este facto faz com que as horas de sono do sexo feminino, tenham de ser em maior quantidade.