Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Meteoro do cometa Halley foi avistado no País de Gales

Sociedade

  • 333

VEJA O VÍDEO que captou um meteoro com tamanho e brilho pouco comuns na Grã-Bretanha

Segundo a astrónoma Maggie Aderin-Pocock, o detrito pertencia ao cometa Halley. Foi avistado no céu do País de Gales por vários moradores do oeste da Grã-Bretanha, que observavam a passagem do meteoro na noite de quarta-feira.

As imagens foram captadas por câmeras de circuito interno da BBC em Cardiff.

"O menos usual neste meteoro é o seu tamanho, é particularmente grande e brilhante e foi isso que chamou a atenção", declarou Maggie Aderin-Pocock.

A astrónoma afirmou que o corpo celeste faz parte da chuva de meteoros Eta Aquarids, que resulta dos fragmentos que se separaram do cometa Halley, ao longo do seu percurso.

"Mais ou menos duas vezes por ano, podemos avistar alguns detritos deixados pelo cometa e, quando isso acontece, é normal verem-se mais estrelas cadentes. Desta vez, o fragmento era maior e provocou um meteoro mais brilhante", explicou Aderin-Pocock.

Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 76 anos, aproximadamente. A sua órbita em torno do Sol está na direção oposta à dos planetas e estende-se além da órbita de Netuno. Foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico e foi descoberto por Edmond Halley em 1696.