Meteorito de Mercúrio?

• 333

A pedra verde encontrada em Marrocos no ano passado pode ser a primeira visitante do planeta que está mais próximo do Sol: Mercúrio

O anúncio foi feito pelo cientista Anthony Irving, numa conferência sobre o espaço, no Texas, onde revelou que a pedra espacial, registrada com o nome NWA 7325, é oriunda de Mercúrio, e não de um asteroide ou de Marte. Na realidade, NWA 7325 é um grupo de 35 amostras de meteoritos descoberto em Marrocos no ano passado. Na conferência, Irving adiantou que as pedras têm cerca de 4,56 mil milhões de anos, e que podem ser "uma amostra de Mercúrio, ou uma amostra de um corpo mais pequeno" que tem uma baixa concentração de ferro, como Mercúrio.

O cientista acrescentou ainda que a pedra pode ter aterrado em Marrocos devido a um grande impacto em Mercúrio, e que, até à data, não se conhece uma matéria igual que tenha sido documentada por cientistas.

Anthony Irving é professor de Ciências do Espaço e da Terra na Universidade de Washington, especializado no estudo de meteoritos.