Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Menina de 10 anos virtual permite identificar mil pedófilos

Sociedade

  • 333

Em apenas 10 semanas, uma equipa de investigadores holadeses conseguiu identificar mais mil pessoas, oriundas de 65 países, que pagaram por sexo virtual com uma fictícia menina filipina de 10 anos

Agora que a operação foi dada como concluída, os quatro investigadores holandeses explicam que criaram "Sweetie", um "avatar" de uma menina que se apresentava em vários chats como tendo 10 anos. Sem se aperceberem de que se tratava de apenas de uma criação virtual, mais de mil pessoas pediram à falsa criança que se envolvesse em atos sexuais online, transmitidos via webcam, a troco de pagamento.

Os pedófilos foram identificados porque "Sweetie" lhes pedia dados dos seus cartões de crédito para esse pagamento. Os nomes eram depois cruzados com as imagens captadas pelas webcams e disponíveis nos seus perfis nas redes sociais.

Um dos investigadores afirmou à Sky News estar "chocado" com a descoberta, sobretudo porque a menina virtual era apresentada nos chats sem qualquer conotação sexual. "Bastava-nos entrar num chat, dar detalhes de uma rapariga na puberdade e em 30 segundos tinhamos 10 pessoas a querer falar connosco. Cinco minutos depois, tinhamos 100", conta.

A identidade dos mil homens foi passada à Interpol que, por sua vez, as encaminhará para os respetivos países.