Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mau tempo deixa 12 distritos e Madeira em aviso laranja

Sociedade

  • 333

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta quinta-feira 12 distritos de Portugal continental e a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao vento, chuva e agitação marítima

Sob aviso laranja estão os Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Leiria, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Aveiro.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), aqueles distritos estão sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes, vento de sudoeste forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora e agitação marítima com ondas de 4 a 5 metros.

Sob aviso laranja está também a ilha da Madeira por causa da previsão de vento forte a muito forte com rajadas da ordem dos 110 km/hora até às 11:59 de hoje passando depois a aviso amarelo.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro por causa do vento forte com rajadas da ordem dos 80 km/hora, ondas de sudoeste com 4 a 5 metros e períodos de chuva por vezes forte.

Também sob aviso amarelo está o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima desde a noite de hoje e até às 20:59 de sexta-feira.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da tarde na região Sul e até ao início da noite nas regiões Norte e Centro, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para os 1400 metros no final do dia.

Preveem-se também condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro, vento moderado a forte de sudoeste e com rajadas da ordem dos 80 km/hora a partir do início da manhã, tornando-se fraco a moderado para o final do dia.

Nas terras altas, o vento vai soprar muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 110 km/h, tornando-se forte (35 a 50 km/hora) no final do dia.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 17 graus Celsius, em Faro 18, no Porto 15, no Funchal 22, Ponta Delgada 14, Angra do Heroísmo 13 e em Santa Cruz das Flores 12.