Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mais resultados de análises à água de Carcavelos conhecidos hoje

Sociedade

  • 333

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) conta ter hoje ao final do dia mais resultados das análises feitas à água da praia de Carcavelos, Cascais, onde os banhos estão desaconselhados desde quarta-feira

A praia de Carcavelos foi interditada a banhos na quarta-feira à tarde, depois de vários banhistas terem apresentado "queixas de prurido" após saírem do mar.

No mesmo dia, a Polícia Marítima levantou a interdição a banhos na praia naquela praia do concelho de Cascais. No entanto, desde então desaconselhou a entrada no mar a pessoas "mais sensíveis".

Análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a amostras da água confirmaram na quinta-feira a "elevada abundância de microalgas".

"Nas amostras recolhidas foram identificadas espécies de fitoplâncton (microalgas) que, pela sua morfologia e em elevada abundância, se supõe que possam provocar um efeito irritante ao contacto. A presença destas espécies em concentrações elevadas está normalmente associada a elevadas temperaturas", esclareceu a APA num comunicado divulgado na quinta-feira.

Na mesma nota, o APA referiu estar ainda a ser realizada a análise quantitativa das amostras, para determinar se ocorreu um crescimento de fitoplâncton excepcional que requeira a adopção de medidas de precaução adicionais.

Contactada hoje pela Lusa, a APA conta ter o resultado destas análises hoje ao final do dia.