Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Jovens arriscam saúde ao aspirar preservativos pelos nariz para mostrar no YouTube

Sociedade

  • 333

E quando se pode pensar que a Internet já atingiu o limite das modas inúteis e perigosas... surge mais uma. Desta feita, trata-se de aspirar um preservativo pelo nariz, retirando-o pela boca. VEJA OS VÍDEOS

Sob o título comum "Condom challange", ou "o desafio do preservativo", adolescentes de vários países propõe-se enfiar um preservativo no nariz e inspirar de forma a que este entre completamente e possa depois ser puxado pela boca. E isto tudo filmado, claro, para poder ser partilhado no YouTube.

Vários especialistas brasileiros em otorrinolaringologia, no entanto, apontam os perigos de mais esta moda: desde uma sinusite grave até, em teoria, pelo menos, uma obstrução pulmonar que pode provocar a morte. Embora com pouca probabilidade de acontecer, existe o perigo de o preservativo se encaminhar para os pulmões durante a aspiração, bloqueando os brônquios e a traqueia e impedindo o jovem de respirar.

Outra possibilidade, não tão remota, é a de a pessoa vomitar mas continuar, no entanto, a tentar tirar o preservativo e, por conseguinte, mantendo o vómito na boca. Neste caso, se inspirar, o vómito pode acabar nos pulmões, uma situação potencialmente fatal também. 

Ouvidos pelo site de notícias da Globo, os médicos explicam que há ainda o risco de o preservativo se romper e deixar fragmentos na região nasal, levando o sistema imunitário a indenticá-los como um corpo estranho e a reagir de forma agressiva.

Também os químicos presentes nos preservativos podem ser prejudiciais à mucosa nasal.

Alguns dos vídeos mais vistos no YouTube: