Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Investigadores alemães dizem que este Verão não vai haver sol em Portugal

Sociedade

  • 333

Reuters

O ar polar do Ártico está a ficar mais quente e a alterar a circulação global da atmosfera. Tudo indica que esta ano não há praia para ninguém

Investigadores alemães concluíram que o aquecimento global contribuiu para um inverno mais chuvoso e prolongado. As últimas informações indicam que este ano não vamos ter um Verão com sol e temperaturas elevadas.

Filipe Duarte Santos, professor catedrático especialista em alterações climatéricas, afirmou, em entrevista ao Correio da Manhã, que o aquecimento global contribui para invernos mais severos. "No Ártico, existe uma grande quantidade de gelo a flutuar que, de ano para ano, está a perder extensão e espessura devido ao aquecimento global. Com menos gelo, há mais água a absorver radiação e a aquecer".

A situação não é nova. A forma como o ar polar Ático está a ficar mais quente e a alterar a circulação global da atmosfera, empurrando o ar polar frio para latitudes mais baixas é que está a surpreender os investigadores.

Filipe Duarte Santos desmatriza a situação: "Nas nossas latitudes (o ar polar do ártico), provoca uma créscimo de precipitação, apesar de a tendência ser para maiores períodos de seca. Estamos com uma primavera com muita chuva, mas para o ano já poderá ser de muito calor. O certo é que teremos fenómenos mais extremos".     

(NOTA: Esta notícia foi a forma de a VISÃO assinalar o Dia 1 de Abril)