Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

I(lumina)r

Sociedade

  • 333

Durante três dias, Cascais recebe o Festival da Luz. O LUMINA conta com trabalhos nacionais e estrangeiros, da autoria de 40 artistas: instalações de luz, espetáculos multimédia, video mapping, esculturas e experiências interativas

Na Rua Direita, em Cascais, haverá nuvens luminosas pousadas em telhados, muros e outros locais, na praia da Baía de Cascais aparecerá, em breve, um iglo feito de bidons reciclados, e sobre o Farol de Santa Marta será efetuada uma projeção multimédia - são estas algumas das experiências que a dupla de artistas Nuno Maya e Carolle Purnelle vão levar àquela vila, de 13 a 15 de setembro.  

O LUMINA Festival da Luz conta com mais de 20 trabalhos nacionais e estrangeiros, da autoria de 40 artistas: instalações de luz, espetáculos multimédia, video mapping, esculturas e experiências interativas. Nuno e Carolle, fundadores e produtores do LUMINA e responsáveis pelo ateliê OCUBO.com, foram também as pessoas por detrás do espetáculo Arco de Luz, no Terreiro do Paço, em Lisboa.  

A escolha de Cascais não é inocente. "Foi aqui que se inaugurou a iluminação pública elétrica em Portugal, há 135 anos, precisamente em setembro de 1878, por ocasião das festas de aniversário do príncipe D. Carlos", explicam. Assim, das ruelas do centro histórico à baía, do Parque Marechal Carmona à Cidadela, do Centro Cultural de Cascais à Casa das Histórias Paula Rego, as intervenções prometem proporcionar ao público uma experiência única. Com dois objetivos: "Despertar a curiosidade pelo mundo da luz e da arte" e "transformar espaços públicos em lugares de criatividade e magia, de encontro e partilha."

LUMINA - Festival da Luz 

Cascais. 13-15 set. Promoção da CP: €1, ida e volta, a partir de qualquer estação da Linha de Cascais. O trânsito será fechado no centro histórico e vários acessos à vila estarão condicionados.

Mais informações em www.LUMINA.pt