Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Homem paralisado luta no Twitter pela eutanásia "escrevendo" com os olhos

Sociedade

  • 333

Paralisado há sete anos, depois de um derrame cerebral, Tony Nicklinson voltou a semana passada a comunicar-se com o mundo, através da rede social Twitter. Mas a nova etapada tem um objetivo: conseguir na Justiça o direito a morrer. VEJA O VÍDEO

A vida de Tony Niklinson mudou radicalmente há sete anos, quando um AVC devastador deixou o seu corpo completamente paralisado. Agora, com recurso a uma tecnologia especial que lhe permite comunicar-se através do Twitter, o britânico, de 57 anos, quer lutar para obter permissão para a eutanásia.

"Olá mundo. Sou o Tony Nicklinson, tenho síndrome de encareceramento e este é o meu primeiro tweet de sempre", foram as primeiras palavras que escreveu na rede social, na semana passada. Em menos de 24 horas, já tinha quase 2.500 seguidores, número que já ultrapassa agora os 6 mil.

Nicklinson comunica usando um computador que segue os seus movimentos oculares, convertendo-os depois em letras e, a partir daí, em frases.

"Miserável", "indigna" e "intolerável" são algumas das palavras que o doente usa para descrever a sua vida, desde o derrame cerebral, em 2005, durante uma viagem de trabalho a Atenas. Aos tribunais, ele pede que seja concedida a um médico a autorização para intervir e acabar com a sua "indignidade".