Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Hollywood quer criar duplos virtuais

Sociedade

  • 333

Criar versões digitais de atores é algo cada vez mais próximo da realidade. Em Hollywood já se fazem testes da nova tecnologia futurista para criar duplos virtuais. VEJA O VÍDEO

São animações 3D que podem trazer grandes mudanças para Hollywood. Graças à criação de versões digitais dos atores, os duplos de carne e osso podem vir a ser substituidos pelos digitais.

Paul Debevec um especialista gráfico da universidade da Califórnia explicou à BBC que os estúdios cinematográficos têm todo o interesse nas versões digitais de atores, principalmente para servirem de duplos em cenas de ação.

Esta tecnologia é feita a partir de centenas de fotografias do rosto da pessoa de diferentes ângulos, mas tiradas exactamente no mesmo momento. 

As fotografias são tiradas num palco de luz com quase 7 mil lâmpadas LED, que fotografam o rosto sob diversas luzes e expressões faciais. Todos os pormenores - como, por exemplo, a textura da pele - são tidos em conta para criar a versão mais realista possível do original.

Os animadores encarregam-se, depois, do trabalho final de combinar todas as imagens, criando assim um mapa digital facial que serve de base para o modelo 3D.

Uma tecnologia que, para já, está focada no cinema mas que, em breve, também poderá fazer o seu caminho nas nossas casas: por exemplo, em jogos de vídeo que poderão ter as nossas versões digitais.

VEJA O VÍDEO DA BBC