Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Hoje é dia de "Lua azul"

Sociedade

  • 333

Getty Images

Desde dezembro de 2009 que não havia uma "Lua azul". Sabe de que se trata?

Apesar do nome, a Lua desta noite vai ter uma coloração absolutamente normal e nada "azul". A designação indica apenas a raridade do fenómeno: duas luas cheias no mesmo mês.

A Lua cheia ocorre a cada 29 dias, o que faz com que, depois de ter havido uma a 2 de agosto, a desta sexta-feira seja a segunda deste mês.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), conta-se que a origem da designação lua azul remonta ao século XVI, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Depois de anos de discussões, concluiu-se que era um absurdo pensar que a lua era azul, o que levou a que a expressão "lua azul" passasse a ser usada como o significado de "nunca" ou de algo muito raro. 

E uma segunda lua cheia no mesmo mês é mesmo algo raro. A última ocorrência foi registada em Dezembro de 2009.  

Nota o OAL, que apesar de o fenómeno não ter relação com a coloração do satélite, há registos na história de que a lua realmente aparentava a cor azul. Em 1883, uma erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, fez com que os gases em expansão na atmosfera dessem uma coloração azulada à lua. Outro episódio ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito que o Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.