Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Há uma explicação científica para as crianças ignorarem os pais quando estão a ver TV

Sociedade

Quando estão a ver televisão ou a fazer qualquer jogo no tablet, parecem "desligar" de tudo. Pais incluídos. Antes de perder a cabeça, saiba que esse comportamento têm uma explicação. E não, não é falta de educação

Uma série de investigações levadas a cabo por cientistas britânicos concluiu que as crianças não ignoram propositamente os adultos mas, antes, sofrem de "cegueira não intencional".

Segundo Nilli Lavie, professora no Instituto de Neurociência Cognitiva de Londres, as crianças têm uma menor perceção periférica. "Pais e professores devem entender que até quando focam coisas simples, as crianças têm menor perceção do que está ao seu redor, em comparação com os adultos", explica, à BBC. E dá um exemplo: "Uma criança a tentar apertar o casaco enquanto atravessa a rua pode não ser capaz de prestar atenção ao trânsito, enquanto um adulto com plenas faculdades mentais não teria problema nenhum em fazer esses dois movimentos simultaneamente."

"A capacidade de perceção do que está fora do foco de atenção desenvolve-se com a idade", conclui. 

Para testar os níveis de "cegueira não intencional" em crianças e adultos, a professora pediu a mais de 200 visitantes do Museu de Ciência de Londres para avaliar qual a linha mais longa num ecrã. Enquanto 90% dos adultos foram capazes de perceber a presença do quadrado preto que piscava, menos de 10% das crianças com menos de 10 anos detetaram a figura.