Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Google quer acabar com palavras-passe

Sociedade

  • 333

A Google planeia substituir as tradicionais palavras-passe por sistemas físicos de identificação, como por exemplo um cartão externo ou um anel eletrónico para desbloquear o acesso ao computador apenas com um toque

Os planos da Google foram adiantados pela revista Wired, que teve acesso a um relatório produzido pela equipa de segurança da empresa e faz parte de um artigo que a Google vai publicar a 28 de janeiro na revista "IEEE Security & Privacy Magazine".

Nesse documento, o vice-presidente de Segurança da Google, Eric Grosse, e o engenheiro da empresa Mayank Upadhyay questionam a eficácia dos atuais métodos para validar a identidade dos internautas.

"Juntamente com muitos outros nesta indústria, sentimos que as senhas  não são já suficientes para que os utilizadores estejam seguros", dizem  os especialistas da Google, que propõem o fabrico de dispositivos eletrónicos  para proteger as pessoas dos piratas informáticos. 

Atualmente, a Google está a testar um pequeno cartão que se liga a uma  porta USB e serve de chave para desbloquear as contas dos utilizadores na  internet, prevendo os especialistas que o telefone poderá ser utilizado  para esta função. 

Outra opção considerada é a criação de anéis equipados com "chips" que  contêm os códigos de segurança do utilizador, interagindo com um computador  através do toque.