Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Fumar logo depois de acordar agrava o risco de cancro

Sociedade

  • 333

Reuters

As pessoas que fumam imediatamente depois de acordar concentram níveis mais elevados de uma substância indutora de doenças cancerígenas, segundo um estudo norte-americano

O risco de desenvolver cancro de pulmão ou da boca aumenta quanto mais cedo uma pessoa fumar o primeiro cigarro do dia, é a conclusão de um estudo elaborado pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA.

De acordo com a investigação, publicada na última edição da Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, os indivíduos que fumam o primeiro cigarro imediatamente após acordar concentram níveis mais elevados de uma substância produzida pelo organismo pela exposição a um composto cancerígeno do cigarro, a  NNAL. Ainda assim, esses níveis diminuem, se o fumador consumir o cigarro meia hora depois.

Steven A. Branstetter e Joshua E. Muscat, coordenadores do novo estudo, analisaram os dados de 1945 fumadores e mediram os níveis de NNAL - produzida pelo organismo de uma pessoa quando o corpo entra em contacto e processa um determinado composto cancerígeno do cigarro, o NN - no sangue de cada um. 

De acordo com os investigadores, estudos anteriores já tinham demonstrado, em animais, que o NNK provoca tumores no pulmão e orais. Deste modo, os níveis de NNAL no sangue podem prever o risco desses tipos de cancro, no futuro.

A investigação dividiu os participantes entre os que fumavam o primeiro cigarro até cinco minutos depois de acordar (32%); entre seis a 30 minutos depois de acordar (31%); de 30 minutos a uma hora (18%); e aqueles que fumavam o primeiro cigarro uma hora ou mais após acordar.

"Descobrimos que os níveis de NNAL foram mais elevados entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente da frequência com que consumiam cigarros durante o resto do dia", disse Steven Branstetter, coordenador do estudo. "Acreditamos que esses fumadores inalem o fumo do cigarro de forma mais profunda e completa, assim que acordam, o que poder explicar o nível mais elevado de NNAL. Assim, estes indivíduos apresentam um risco mais agravado de poder vir a padecer de cancro de pulmão ou oral. Consequentemente, a hora em que uma pessoa consome o seu cigarro pode ser um importante fator para identificar os fumadores que correm um maior risco de apresentar esse tipo de tumores", acrescenta.