Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Festival Gay e Lésbico tem início em Lisboa

Sociedade

  • 333

A 16ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa prolonga-se até 29 de Setembro

Começou esta sexta-feira a 16ª edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. O evento, que tem como palco o cinema São Jorge, vai contar com 13 filmes portugueses de um total de 91 filmes muito variados.

Os Estados Unidos é o país que conta com mais filmes na programação - 20 filmes - seguindo-se do Brasil.

O festival abriu com o filme "Weekend", de Andrew Haigh e conta um encontro entre dois homens durante um fim-de-semana (ver vídeo de apresentação). 

Em destaque, a longa-metragem sobre James Dean, intitulada "Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean" e "I Want your Love" que conta as relações sexuais e afectivas de um homem nos dias de hoje em São Francisco.

A 16ª edição do festival conta com um concurso de curtas-metragens portuguesas: "Fratelli", de Gabriel Abrantes e Alexandre Melo; "Um Funeral Simples", de Patrícia Bateira; "Material Love", de José Gonçalves; "2P2R", de Filipe Afonso; "Pix" e "Banker", ambas de António da Silva; e "Down Here", de Diogo Costa Amarante. 

No que diz respeito a actividades paralelas, o festival conta com um workshop de vídeo+dança dirigido pelo bailarino Dário Pacheco e pelo videasta José Gonçalves, e por um workshop de Análise e Crítica de Cinema.