Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Facebook: Mais um boato sobre direitos de autor a circular

Sociedade

  • 333

Se acedeu ao Facebook nos últimos dias é provável que tenha visto algum dos seus amigos publicar um texto que, alegadamente, tem de copiar se quiser garantir os seus direitos de autor sobre tudo quanto publica na rede social. Mas tudo não passa de mais um boato

"Em resposta às novas regras do Facebook, aqui declaro que os meus direitos de autor estão ligados a todos os meus dados pessoais, ilustrações, desenhos, pinturas, fotos e vídeos, ect. Para uso comercial de algum destes conteúdos será sempre necessário o meu consentimento escrito".  A mensagem continua, sugerindo aos utilizadores copiar e colar o texto nos seus murais, o que os colocará sob proteção das leis de direitos de autor. Caso contrário, avisa, o utilizador estará a autorizar o uso de informação e fotos, por exemplo.

O aviso é falso, garantem vários especialistas e... o próprio Facebook. "As suas fotos são as suas fotos. Não abdicou dos direitos de autor", explica Chester Wisniewski, especialista em segurança informática, ao The Huffington Post.

Andrew Noyes, um porta-voz da rede social, esclarece, por seu lado, que os utilizadores "detém todo o conteúdo e informação que publicam no Facebook e podem controlar como a partilham através das definições de segurança e privacidade". No entanto, nota, os termos e condições de utilização do Facebook implicam a permissão, dada à rede social, de usar, distribuir e partilhar" o que é colocado online, dependendo das definições de privacidade aplicáveis.

Esta não é a primeira vez que mensagens semelhantes se tornam virais, forçando mesmo, em junho, o Facebook a publicar um desmentido.