Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Exame à urina possível a partir de telemóvel

Sociedade

  • 333

A aplicação para smartphones usa a câmara fotográfica para analisar a urina e detetar uma série de doenças. VEJA O VÍDEO para perceber como funciona

Partindo do princípio que "toda a gente urina e toda gente anda com um telemóvel", nas palavras do co-fundador da Biosense Technologies, que desenvolveu a aplicação, a "uCheck" apresenta-se como uma forma acessível e prática de detetar alguns problemas de saúde.

A nova aplicação foi apresentada na conferência TED (Tecnologia, Educação e Design), em Los Angeles.

Disponível para a Apple e Android,  a "uCheck" poderá ser usada para acompanhar o estado de saúde e para detetar doenças como diabetes, infecções urinárias, cancros e problemas de fígado.

Os utilizadores têm apenas que mergulhar uma tira de teste, desenvolvida para este efeito, na urina e colocá-la numa espécie de tapete fornecido pela aplicação. O seu objetivo é normalizar as cores da tira independentemente da luz onde a fotografia é tirada. A aplicação cabe analisar a imagem.

"Enquanto a importância dos médicos e dos tratamentos adequados mantêm-se, como sempre, a deteção e a monotorização tornaram-se muito mais fáceis", afirmou Myshkin Ingawale, co-fundador da companhia médica e tecnológica, na apresentação do produto.

A aplicação vai estar disponível no final do mês de março, a partir da loja da Apple, e deverá custar 15 euros, incluindo o tapete e cinco tiras de teste.