Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Estudo põe em causa eficácia da lavagem de roupa a 40 graus

Sociedade

  • 333

Reuters

Entre roupa de criança suja e roupa lavada a uma temperatura de 40 graus a diferença em relação à presença de bactérias é de apenas 14%. Confira aqui as peças que revelaram mais coliformes fecais depois de lavadas a 40 graus

Cientistas britânicos analisaram mais de 100 peças de roupa de criança e concluiram que uma em quatro peças lavadas a 40 graus apresenta vestígios de coliformes fecais.

Para esta experiência, os microbiologistas dividiram a roupa, doada por várias famílias, em dois grupos: metade foi lavada na máquina com a água àquela temperatura, enquanto a outra foi analisada depois de sair diretamente dos cestos da roupa suja das famílias. Conclusão: A diferença da presença de bactérias foi de apenas 14 por cento. 

Lisa Ackerley, especialista britânica em Saúde Pública, diz não ter ficado surpreendida com estes resultados: "As pessoas pensam que basta colocar a sua roupa suja numa máquina para matar as bactérias, mas não é verdade." "Só porque parece e cheira a limpo, não quer dizer que esteja higiénico", acrescenta.

Já o médico Pixie McKenna explica que, na verdade, "a lavagem a baixas temperaturas encoraja a 'sopa de bactérias' dentro das nossas máquinas de lavar roupa, com os micro-organismos a transferirem-se entre os items contaminados e os que não estavam contaminados".

"Bactérias e vírus, como o influenza e o E.coli podem sobreviver quando se lava a menos de 60 graus, aumentado o risco de infeção", alertam ainda os especialistas.

Mas esta investigação mostra ainda outro dado: as bactérias podem sobreviver dentro da máquina, o que significa que podem transferir-se entre lavagens. 

As peças com mais bactérias coliformes fecais (testes em laboratório depois de lavagem a 40 ºC):

- Peluches  - 66%

- Babygrows - 50%

- T-shirts de criança - 46%

- Calções de ginástica - 44%

- Cobertores de bebé e fraldas de pano - 33%

- Camisolas de criança - 29% 

- Lençóis de berço - 22%

- Babetes 17% 

- Fronhas - 11%  

- Calças de bebé 3,2%