Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Entrega do IRS através da Internet obriga a instalação de tecnologia insegura para os contribuintes

Sociedade

  • 333

O sistema de declarações de IRS na Internet exige que os contribuintes portugueses instalem nos seus computadores uma tecnologia que o Governo dos EUA recomendou que deixasse de ser usada

A tecnologia Java é usada por mais de 10 milhões de pessoas - e entre elas estará uma parte dos três milhões de contribuintes portugueses que usaram esta tecnologia para apresentar declarações de IRS diretamente na Internet durante 2012. A notícia é avançada pela edição online da Exame Informática.

José Tribolet, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), que participou na iniciativa da VISÃO - Caras do Futuro - lembra que a inexistência de custos e a relativa universalidade desta tecnologia terão sido determinantes para a popularidade das declarações de IRS na Internet na atualidade. O responsável do INESC relativiza a ameaça e recorda que alertas como os que agora são emitidos relativamente ao Java são cada mais frequentes, mesmo noutras tecnologias. "É como comprar um carro.

Há que garantir a manutenção e estar sempre alerta para os avisos das marcas. Mas é uma questão que vale a pena levantar. Até para saber que alternativas mais seguras ao Java podem ser adotadas", sublinha o responsável do INESC.