Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Encontrada combinação mais eficaz para prevenir AVC

Sociedade

  • 333

A aspirina aliada ao clopidogrel - medicamento anticoagulante - forma uma combinação que previne Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Os resultados dos testes clínicos foram surpreendentes

Na China foi realizado um estudo, durante três meses, que contou com 5170 pacientes que já haviam sido recentemente vítimas de pequenos AVC. Desses pacientes metade foram medicados com uma combinação de aspirina e clopidogrel e a outra metade apenas com aspirina.

O que acontece é que, de acordo com alguns especialistas, os três meses que se seguem a um AVC são os mais importantes para evitar outro ataque e a gravidade do mesmo, até porque entre 10% a 20% das vítimas de pequenos AVC geralmente sofrem outro neste período.

Os resultados do estudo determinaram que dos pacientes que foram medicados com a combinação dos dois fármacos apenas 8,2% sofreu outro AVC no período descrito acima. Da outra metade, medicada apenas com a aspirina, 11,7% dos pacientes sofreram outro AVC. Registou-se então uma diferença de 3,5%.

Claiborne Johnston, professor de Neurologia da Universidade da Califórnia, Estados Unidos da América, e co-autor do estudo mencionado, afirma que "os resultados foram surpreendentes".

Os estudos prosseguem agora nos Estados Unidos da América para que se confirmem os resultados atingidos.