Detetado planeta azul onde pode chover vidro

• 333

NASA, ESA, e G. Bacon (STScI)

O telescópio Hubble descobriu um planeta fora do nosso sistema solar, de cor azul, que atinge mil temperaturas de mil graus celsius durante o dia e onde provavelmente chove vidro líquido

A cor azul do gigante gasoso nomeado HD 189733b não tem origem nos oceanos, como na Terra, mas sim numa atmosfera muito nublada e escaldante, com nuvens altas carregadas de partículas de silicatos. Segundo a NASA, esses silicatos, condensados com o calor, podem formar minúsculas gotas de vidro, que refletem mais luz azul do que vermelha.

Na superfície, as temperaturas chegam aos mil graus, com ventos a soprar a masi de 7.200 kms/hora.

O planeta foi descoberto em 2005 pelos astrónomos que trabalham com o Hubble, mas só agora conseguiram detetar o azul profundo do HD 189733b. A descoberta é publicada na edição de agosto do The Astrophysical Journal Letters.

Ainda de acordo com a NASA, o planeta está a "apenas" 4,6 milhões de quilómetros da sua estrela. Um dos lados está sempre na escuridão por se encontrar "gravitacionalmente trancado". Mercúrio, por exemplo, o planeta mais próximo do nosso Sol nunca está a menos de 46 milhões de quilómetros da estrela.