Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Deslocação do Zoo para fora de Lisboa está "fora de questão"

Sociedade

O Jardim Zoológico de Lisboa vai continuar no centro da cidade, em Sete Rios, porque o espaço reúne todas as condições de habitabilidade e é mais acessível para os visitantes. A garantia é do administrador do Zoo de Lisboa

visao.pt

Salema Garção, administrador do Zoo de Lisboa, que assinala esta quinta-feira o seu 125.º aniversário, confirmou que o Jardim Zoológico não está à procura de nova localização, uma vez, depois da remodelação de algumas instalações, está mais próximo do habitat natural dos animais.



"Está fora de questão. É o centro da cidade mas é um espaço verde e é até um privilégio tê-los aqui no centro da cidade porque é muito mais fácil ter visitantes", disse o administrador do Jardim Zoológico.



Animais comem 1500 quilos de carne, frutas e legumes




A maior fatia de receitas do Zoo de Lisboa é o lucro das bilheteiras que representa entre 65 a 70 por cento das receitas, apesar de os apadrinhamentos de animais também terem expressão no orçamento.



Um dos objectivos do Jardim Zoológico, que recebe cerca de 800 mil visitas por ano, é conservar as espécies, reproduzir aquelas que estão em risco de extinção e dar-lhes condições que se aproximem o mais possível ao seu ambiente natural.



Depois da remodelação dos recintos dos tigres, que estavam enjaulados e agora estão num espaço mais natural, esta espécie teve uma cria, o que "já é um ganho", de acordo com o administrador Salema Garção.



Os tratadores escondem os alimentos e criam obstáculos para que a busca diária de comida não se torne rotineira nem fácil. Cláudia Correia, tratadora das aves, explicou à Lusa que são escondidos frutos secos em caixas de cartão para que as araras tenham de roer o cartão para chegar aos frutos.



Susana Silva, tratadora de répteis, disse à Lusa que os esforços de reprodução da tartaruga-panqueca-africana, uma espécie ameaçada pela captura para comércio ilegal de animais de companhia, têm tido sucesso.



A cerimónia dos 125 anos do Jardim Zoológico de Lisboa vai contar com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, que irá visitar as instalações que já foram alvo de requalificação