Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

De ressaca? O melhor é comer uma banana

Sociedade

Apesar de ser vista como um dos frutos mais calóricos, a banana é uma fonte de energia eficaz no combate da ressaca à depressão, passando pelo stress. E até cura picadas de insetos...

Comer fruta é um hábito associado por muitos a uma alimentação saudável. Comer uma maçã ou uma laranja durante o dia tornou-se, por isso, um hábito comum. Mas a banana é, muitas vezes, evitada por causa da quantidade de calorias que apresenta.  Na realidade, uma banana média (cerca de 150 gramas) tem cerca de 150 calorias, o mesmo que uma maçã ou uma laranja também de tamanho médio. Os benefícios deste fruto são pouco conhecidos, e vão além do esperado.

Um batido de banana pode ser a chave, por exemplo, para o combate à ressaca. A bebida é eficaz quase de imediato, uma vez que o fruto tem um efeito 'calmante' no estômago. No caso de se juntar um pouco de mel, o batido consegue ainda equilibrar o nível de açúcar no corpo, que foi afetado pelo excesso de álcool. O batido de banana hidrata o organismo e pode ser enriquecido com outras frutas, cereais ou legumes.

E se a música diz que 'el único fruto del amor es la banana' ('o único fruto do amor é a banana'), um estudo desenvolvido pela organização britânica MIND avança que este é mesmo o fruto da felicidade. Os especialistas concluíram que muitas pessoas que sofrem de depressão disseram sentir-se melhor depois de comer uma banana. O fruto é uma fonte de triptofano, uma proteína que quando se encontra no corpo humano se transforma em serotonina - um neurotransmissor que atua no cérebro, influenciando o humor, as emoções, a memória, o comportamento, o apetite e o sono.

As bananas são ricas em vitamina B que, segundo os especialistas, é essencial ao sistema nervoso. Este fruto pode, por isso, ajudar a regular os níveis de stress. Isto porque o Instituto de Psicologia Australiano concluiu que os pacientes hospitalizados que tinham mais peso eram os que tinham um elevado nível de stress no trabalho. Por isso, recomendam a banana como alternativa ao chocolate ou às batatas fritas.

Aos benefícios para o sistema nervoso, junta-se um maior nível de concentração. Um estudo da escola de Twickenham, em Inglaterra, analisou cerca de 200 estudantes que iam realizar um exame. Os resultados dizem que os alunos que comeram uma banana ao pequeno-almoço apresentaram mais energia e motivação na realização do exercício. Os elevados níveis de potássio que compõem o fruto fazem com que o cérebro esteja mais 'alerta'.

Entre os benefícios deste fruto, estão muitos outros. Como a banana é um fruto de digestão fácil (depois de amadurecer) é adequada para o tratamento de problemas intestinais, bem como na luta contra o colesterol. O seu elevado nível de potássio e baixo nível de sal contribuem para que também seja um regulador natural da hipertensão arterial. E até as cascas são úteis: para tratar picadas de insetos, o melhor é esfregar a parte interior da casca da banana na picada. O inchaço e a irritação desaparecem, assim, de forma natural.