Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Consumo de carne vermelha pode aumentar risco de diabetes

Sociedade

  • 333

Reuters

Investigadores da Universidade de Singapura concluiram que limitar o consumo de carne vermelha pode ajudar a prevenir, a médio e longo prazo, a diabetes tipo 2

O novo estudo publicado esta semana na "Journal of the American Medical Association" revela que o excesso de carne vermelha está associado a um maior risco de diabetes tipo 2, confirmando estudos anteriores. Esta investigação destaca-se, no entanto, pelo número de consumidores analisados: cerca de 149 mil pessoas, ao longo de vários anos (máximo de 16), separadas em grupos. A umas foi pedido que aumentassem o consumo e a outras que diminuisse.

No final do estudo, foram registrados 7.540 casos de diabetes tipo 2, o que representa dois em cada 300 casos dos que aumentaram o consumo e um a cada 300 dos que diminuiram.

Ao reduzir mais de metade de uma porção de carne vermelha por dia, foi verificada uma redução de risco de diabetes de 14%, num prazo de quatro anos. Se, pelo contrário, aumentar a mesma quantidade por dia, há um aumento de risco de 48%.