Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Como um astronauta se fez uma estrela na Internet

Sociedade

  • 333

Nos últimos cinco meses, o astronauta Chris Hadfield partilhou vídeos, fotografias e tweets sobre o dia-a-dia na Estação Espacial Internacional. Na véspera de voltar à Terra, mais um sucesso: uma versão de 'Space Oddity', de David Bowie. VEJA O VÍDEO

Pequenos hábitos que no espaço se tornam grandes desafios: lavar os dentes, cortar o cabelo, cozinhar ou chorar foram alguns dos exemplos que fizerem com que Chris Hadfield se tornasse o astronauta mais viral da internet. Além de gravar tarefas básicas, registou também ideias sobre ciência, tecnologia e cooperação internacional.

Com mais de 800 mil seguidores no Twitter e outros 260 mil no Facebook, Chris Hadfield levou milhares de pessoas de todo o mundo a bordo da estação, deixando-as ver o que ele via. O filho de Chris Hadfield, Kyle, de 29 anos foi quem teve a ideia de pôr o pai a comunicar via Twitter e Evan, de 27 anos, passa cerca de 16 horas por dia a gerir as páginas do pai, incluindo o Facebook, Tumblr e Google+.

Para a sua despedida do comando da Estação Espacial Internacional, o astronauta gravou uma versão da música Space Oddity de David Bowie. "Com deferência ao génio de David Bowie, aqui está Space Oddity", escreveu Chris Hadfield no Twitter.

No dia 21 de dezembro de 2013, Hadfield já se tinha tornado o primeiro a gravar uma música a bordo de uma estação espacial. Mas a última versão inclui também o videoclip.

Astronauta na Agência Canadiana do Espaço e ex-piloto da Força Aérea do Canadá, Hadfield regressa à Terra esta terça-feira e chega como rei das redes sociais. Tem 53 anos e foi o primeiro canadiano a andar no espaço.