Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Como levar Ana Fatia à Milano Design Week

Sociedade

  • 333

Reprodução Facebook Ana Fatia

Ana Fatia foi a única designer industrial portuguesa convidada para participar na Milano Design Week, que se vai realizar entre 8 e 14 de Abril. Mas falta o apoio para transportar as peças de Ana Fatia para a exposição em Milão, um encargo que a artista não consegue cobrir e que ronda os 3 mil euros

"Há um ano que estou nesta situação, e já escrevi a todas as entidades que me poderiam ajudar. A questão logística é extremamente complicada. Mas gostava de ver o meu trabalho reconhecido pelo meu país."

Em conversa com a VISÃO, a artista enfatizou que o projecto é totalmente português. "Sem o apoio da indústria portuguesa o meu projecto não existiria. Têm sido espectaculares. Ajudam com materiais para os protótipos e com a comunicação do produto."

Ana Fatia foi convidada para integrar a exposição com a colecção de mobiliário Mother Mine & All of Us, produzida em Corian e inspirada na anatomia humana. Em 2012 também foi seleccionada para a Milano Design Week, onde esteve presente como um dos cem jovens talentos de todo o mundo a representar o design contemporâneo. Ainda o ano passado esteve na Paris Design Week, integrando uma das exposições no Museu Contemporâneo - Les Docks, Cité de la Mode et du Design. Este ano foi convidada para apresentar os seus designs em Estocolmo e Shanghai. "Não poderei ir porque não tenho apoios. Não há quem invista em capital de risco."

Assim, nos próximos dias 15 e 16 de março, sexta-feira e sábado, entre as 15 e as 20 h, vai decorrer uma angariação de fundos (crowd funding) na loja Akira, na Calçada do Combro, nº8, Bairro Alto. Ana Fatia estará presente com as suas criações, para apelar ao apoio logístico ou monetário, e os visitantes são convidados a fazer um donativo.

Também é possível fazer donativos através do Facebook.