Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Colégio privado do Porto teve os melhores resultado

Sociedade

  • 333

O Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, teve os melhores resultados nos exames do secundário e lidera uma lista de escolas onde nenhum estabelecimento público está entre os 20 primeiros

O Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto, teve os melhores resultados nos exames do secundário e lidera uma lista de escolas onde nenhum estabelecimento público está entre os 20 primeiros.

A lista foi elaborada a partir de dados fornecidos pelo Ministério da Educação e Ciência e inclui as escolas em que foram feitos mais de 100 exames, considerando as 17 disciplinas em que tenham sido feitas mais de mil provas a nível nacional.

No primeiro lugar da lista surge a escola do Porto que teve uma média de 14,6 (em 20) nos exames nacionais feitos por 419 dos seus alunos, a mais alta de 491 estabelecimentos de ensino considerados.

Raparigas com melhores resultados

As raparigas obtiveram melhores resultados que os rapazes nos exames realizados este ano, à exceção de cinco disciplinas do 12ª ano em que os alunos se destacaram: Geometria Descritiva, Geografia, Inglês, Física e Química e Economia.

As melhores notas começam logo no 6º ano, altura em que a média das notas das raparigas obtida pelo trabalho realizado ao longo do ano foi de 3,4 valores, enquanto a média dos rapazes foi de 3,22 valores, de acordo com uma análise realizada pela Agência Lusa com base em dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

A média dos dois exames realizados em junho pelas raparigas do 6º ano foi de 3,03 valores, enquanto os rapazes tiveram uma média negativa (2,91 valores).

44,14% dos estudantes recebe apoio social escolar

Mais de metade dos alunos das escolas de Vila Real, Braga e Viana do Castelo recebiam apoio social escolar, segundo dados do Ministério da Educação e Ciência, que apontam para 504.231 estudantes beneficiários no país.

No ano letivo de 2010/2011 existiam 1.142.011 alunos a frequentar o ensino básico e secundário. Destes, o Estado decidiu apoiar 504.231 estudantes, de acordo com uma análise realizada pela Agência Lusa com base nos dados disponibilizados pelo ministério.

Em média, 44,14% dos estudantes são apoiados mas, na maioria das regiões do país, o número ultrapassa a média nacional, principalmente no norte do país. No total, existem 388 escolas ou agrupamentos escolares espalhados pelo país onde mais de metade dos estudantes recebe apoios estatais.

Privados lideram notas no 9º ano

Os alunos do Colégio Horizonte que realizaram os 26 exames do 9ºano a Português e Matemática tiveram uma média de 4,34 valores, colocando o colégio portuense em primeiro lugar numa tabela de 1.328 escolas.

A segunda melhor classificação pertence ao Externato As Descobertas, em Lisboa, onde a média dos 30 exames realizados naquela escola particular foi de 4,23 valores, segundo um ranking elaborado pela Agência Lusa com base em dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência.

Também em Lisboa, o Colégio Plátanos surge em 3º lugar com uma média de 4,14 valores nos 94 testes realizados em junho.